terça-feira, 20 de novembro de 2007

Festa do 2º Periodo de Terapia Ocupacional

Atenção Baladeiros de Plantão!

A turma do Segundo periodo de Terapia Ocupacional vai realizar a sua primeira FESTA CARIBEÑA - dia 23.NOV.SEX-local NORMA DEAN.

Uma noite muito caliente com muita energia positiva e alto astral... Um festa do Caribe!!


O local não poderia ser outro, pois o Norma Dean é uma das casas mais temáticas do Brasil onde rolam sempre festas super fortes e muito animadas!


Esta noite a decoração transformará a casa em um território perfeitamente caribeño, com dj da casa mesclando ao seu repertório normal músicas latinas, performances tequileiras fazendo brincadeiras como o “Trem da Tequila”, “Shots de Tequila”, “Coquetéis refrescantes e afrodizíacos” e muito mais!

Também vão estar presentes as tumas de Odonto-Marketing-ADM-Educação Física-Pedagogia- Enfemagem
Contatos: 78130270(Mona)/99180987(Amanda)
E-mail: mrc.economia@gmail.com

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O CREFITO-8 ESTÁ DISPONIBILIZANDO EM SEU SITE www.crefito8.org.br O "ESPAÇO DO ESTUDANTES", O QUAL OS ESTUDANTES PODERÃO:

- Enviar dúvidas, as quais serão respondidas pelos setores responsáveis;

- Verificar quais os primeiros passos para inscrição no Conselho;

- Encontrar normas e dicas para fazer trabalhos acadêmicos;

- Links diversos de lazer e entretenimento;

- Acessar a Biblioteca Virtual, onde existem materiais da área da saúde do Brasil e do Mundo.

O CREFITO-8 PEDE A SUGESTÃO PARA O APRIMORAMENTO DO ESPAÇO, ASSIM COMO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS FUTUROS PROFISSIONAIS, ASSIM COMO SUA DIVULGAÇÃO.

OBRIGADA PELA ATENÇÃO

VANESSA - COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO CATO

terça-feira, 13 de novembro de 2007

OFICINA REGIONAL DO PARANÁ, DIAS 23 E 24 DE NOVEMBRO 2007
Convidamos todos os interessados a participarem da Oficina Estadual do FNEPAS - Paraná, a realizar-se nos dias 23 e 24/11, em Curitiba, no Campus Jardim Botanico da UFPR - Auditório do Setor de Ciências da Saúde. A programação iniciará às 13 h do dia 23/11. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas on line no site do FNEPAS, até dia 18/11. Maiores informações no e-mail: fnepas.ctba@hotmail.com Em breve enviaremos a programação completa da oficina. Sejam muito bem vindos!
Prof. Marcos Claudio Signorelli Membro da Comissão Organizadora

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Curso concentrado de libras

Entre os dias 12 e 26 de novembro o NAPNE – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação promove o “Curso Concentrado de LIBRAS”.

O curso aborda os seguintes temas: História dos Surdos e Educação dos Surdos; Formas de Comunicação Visual; Cultura e Identidade Surda; Vocabulários; Estrutura Gramatical; Alfabeto Manual; Expressões Idiomáticas e Avaliação.

O objetivo é dar continuidade às ações iniciadas em abril de 2006, quando foi inaugurado o Núcleo, através da promoção de um ciclo de cursos para capacitação da comunidade universitária em prol de um atendimento qualitativo à demanda nas áreas de deficiências físicas, auditivas, visuais e de altas habilidades.

O curso terá 20 horas de aula, sendo 12 horas práticas e 8 horas teóricas e será realizado nas segundas, terças e quartas-feiras das 14h às 17h. O público-alvo é formado pela comunidade universitária da UFPR. Serão oferecidas 25 vagas.

SERVIÇO:
Curso Concentrado de LIBRAS
Inscrições – gratuitas, no NAPNE, do dia 05/11 ao dia 09/11, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço – Praça Santos Andrade, nº 50 – subsolo do Prédio Histórico da UFPR.
Telefone – 3310-2698
Fone/Fax – 3310-2659
Realização – Programa Incluir MEC/SESU/SEESP e PROGRAD/NEG/NAPNE/LICENCIAR/CINFOP.
Local do curso – Laboratório do NAPNE, na Praça Santos Andrade, 50, subsolo do Prédio Histórico da UFPR.

domingo, 4 de novembro de 2007

O que é o ENADE?

Informações completas:
http://www.caenfufs.xpg.com.br/cartilhaenade.pdf ( Cartinlha formulada pela CAWF - UNIRIO)


Qual a contribuição que o ENADE traz para a garantia da qualidade na educação superior?
No que diz respeito à educação superior brasileira, a primeira grande medida do atual
governo federal foi a instituição, por medida provisória, do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (SINAES). Tal sistema visa avaliar o ensino superior em três dimensões: as
instituições, os cursos e os estudantes. O Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) é a parte desse todo destinada a avaliar o estudante, trata-se de uma prova aplicada em fase única a estudantes ingressantes e concluintes dos diversos cursos da graduação.



1. Ranqueamento
No SINAES, o desempenho dos estudantes será expresso através do
ENADE, através de conceitos “ordenados em uma escala com 5
(cinco) níveis”, assim como o desempenho das instituições e dos
cursos, a exemplo de como era feito o Provão. Sendo assim, os
resultados do ENADE são utilizados facilmente como propaganda
para o mercado, enfatizando uma visão produtivista do ensino em
detrimento do seu papel social (identidade social da Universidade). Sabemos que avaliar uma
instituição com A ou E (ou como no ENADE com 1 ou 5) não resolve em nada a situação dela. É
como a velha história do médico que depois de avaliar o seu paciente diz que a sua saúde está “E”,
mas não especifica qual remédio tomar e nem dá condições para o doente se curar. Vale ressaltar
que nas Universidades públicas, o órgão que financia é o mesmo que avalia, o MEC. É preciso
desenvolver um diagnóstico elaborado da situação do curso e da instituição para que com isso possa
se efetuar uma verdadeira transformação qualitativa nas condições de aprendizagem das
universidades brasileiras. Esse é o papel de uma avaliação institucional de verdade. E o SINAES,
assim como o Provão, não dá conta disso.

2. Caráter punitivo e obrigatório
Assim, como o Provão, que revertia mais investimentos aos cursos com notas
mais altas, deixando os com notas baixas com menos aporte de recursos
(em vez de ajudar os cursos que precisam, premiavam os melhores), o SINAES
se mantém com o mesmo caráter de punição. Ele penaliza os cursos
que forem mal-avaliados e não conseguirem se recuperar, como se o
Estado não tivesse responsabilidade alguma com isso. Ao ser punitivo, o
ENADE não fornece uma análise crítica e propositiva para intervenções
visando sanar os problemas, além de não compreender o Estado como responsável pela Educação,
ficando este como um mero observador-regulador. Além disso, a realização do ENADE é um
componente curricular obrigatório para o estudante. Dessa maneira, todos os estudantes convocados
devem estar presentes no local da prova, caso contrário, constará no seu histórico acadêmico a sua irregularidade.

3. Centralização e desrespeito às características regionais
Se no Provão tínhamos uma comissão extremamente excludente, formado por “especialistas de
notório saber”, a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, comissão
responsável pela coordenação e planejamento do ENADE, é composta majoritariamente por
representantes do MEC, ou pessoas indicadas por este. Dessa maneira, o processo de avaliação é
centralizador, havendo ausência de critérios para a sua composição que indiquem a participação das Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil. E, como já citamos anteriormente, o ENADE desconsidera as particularidades sociais, políticas, econômicas e culturais entre as diversas regiões brasileiras, pois é um exame único para todo o país.



quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Cursos previstos para 2008


- Shantala (massagem para bebês).
- Redução de Danos: Terarapia Ocupacional e Usuários de Drogas.
- Danos Morais.
- Prevensão de doenças sexualmente transmissiveis.
- Materialismo Histórico.